domingo, 18 de novembro de 2012

Ativ. 4-3: LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO

Ativ. 4-3: LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO
Cursistas: Paloma Fernandes Fonseca
                 Eiliene Aparecida Araújo Veloso
Município: São João da Lagoa-MG
Formadora: Suzana Alves

 O texto mídia- educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino  fundamental de Florianópolis aborda a importância dos meios de comunicação na disseminação de informações. A escola tem em seu favor ferramentas disponíveis a serem utilizados na prática pedagógica. O texto nos mostra também que ainda é necessário uma “alfabetização/letramento nas mídias”.
Vivemos numa sociedade onde a cada segundo, milhares de informações que são oferecidas diariamente aos jovens e  crianças. Por isso torna-se função da escola buscar estratégias e novos olhares para a prática, atendendo as demandas futuras. Envolvendo a  por todos os meios possíveis: pela experiência, pelo som, pela imagem, pela representação, simulação, pela multimídia, pela interação  presencial e virtual são necessários neste novo milênio com os avanços tecnológicos.
Apesar das grandes tecnologias existentes e praticamente quase todos as escolas já usufruírem de muitos equipamentos tecnológicos, em nossa opinião ainda se utiliza pouco  nas escolas. Os nossos alunos são da era tecnológica, mesmo os alunos da zona rural que tem pouco acesso a tecnologia dar um show. Com todas estas informações oferecidas pela mídia, contribuindo para formação de um receptor ativo, seletivo e autônomo, cabe agora a escola cumprir seu papel de formadora do novo cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário